Dica de Fotografia, como escolher um bom ISO

Dica de Fotografia para boas imagens é o uso correto do ISO (sensibilidade do sensor a luz) sendo este um dos 3 pilares da fotografia.

Os valores para ISO variam de 100 a 6400 ou mais dependendo de sua câmera, em outras palavras quando mais escuro o ambiente mais você precisa aumentar a sensibilidade para captar luz.

Vale lembrar que aumentando o ISO da câmera mais ruido terá em sua imagem, por isso vale a pena dosar com os outros elementos.

Dica de fotografia
Foto: Divulgação

Qualidade das imagens usando ISO

Conforme o aumento do ISO mais ruídos terá em sua imagem, antigamente isso era a pigmentação nos filmes e utilizava o fator ASA nos “velhos” filmes para revelação.

Por isso é essencial alem de saber a importância do ISO, utilizar muito bem o diafragma e a velocidade do obturador para capturar suas imagens.

Muitas vezes parece ser um “bicho de 7 cabeças” mais com o tempo você você consegue equilibrar os 3 fatores e extrair boas imagens, claro que a fotografia como arte nunca será perfeita, possibilitando interpretações diversas.

Algumas Dicas de Fotografia para o ISO

Durante os dias claros, deixei sempre o ISO no mínimo possível, você terá mais qualidade na imagem e poderá trabalhar com velocidade e abertura do diafragma para definir o objetivo de sua imagem.

Lembre-se: Quanto mais alto o ISO mais alta a granulação da imagem.

Para algumas fotografias noturnas é necessário utilizar o ISO para captar as imagens, no caso da Aurora Boreal para conseguir capturar o efeito desejado, com velocidade e diafragma não irá conseguir.

Em todo caso, o que vale é fazer muitos testes até encontrar seu objetivo correto. A vantagem das câmeras novas é possibilidade de você tirar muitas fotografias e verificar o resultado instantaneamente.

Nas câmeras analógicas você não tinha essa possibilidade, precisando esperar para revelar as imagens para ver seu resultado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezessete − treze =