Para continuar nossa série de dicas de fotografia vamos falar sobre Velocidade do Obturador.

A velocidade do Obturador defini a quantidade de luz que o sensor irá receber, o processo é como uma cortina que abre e fecha e você escolhe a velocidade para isso.

A velocidade do obturador é em segundos utilizando as frações de segundo até longas exposições para a captura, as formas de exibição da escala é sempre em 1/100s ( 1 segundo dividido por 100). Veja imagem abaixo

Velocidade Obturador: Fonte Internet

Uma das grandes vantagens das câmeras DSLR é o processo manual para definir essas velocidades, você sempre ganha uma qualidade imensa e variações na fotografia. Para imagens congeladas você utiliza uma velocidade mais alta e para imagens “borradas” você utiliza uma velocidade mais baixa.

Parece simples, mais entender os valores para cada tipo de fotografia irá fazer a diferença para buscar aquelas imagens “Perfeitas”.

Para fotografar imagens noturnas você irá usar o processo de longa exposição e para isso a ajuda de um tripé será necessário para não tremer no momento da foto, e inclusive um controle remoto.

A longa exposição também facilita outras técnicas de fotografia, como efeito de véu em cachoeiras, rastro de luz em trânsitos, e paint light.

Com treino e dedicação não é complicado de entender este processo, mais lembre que a fotografia é baseada em 3 pontos principais (velocidade, diafragma e ISO) entendendo que o amplo conhecimento nisso é a parte técnica do processo.

A fotografia vai muito além de alguns cliques com boa qualidade, noção de composição, regra dos terços entre outros detalhes fazem a diferença entre uma imagem boa ou ruim.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here