O topo do sul, Pico Paraná
Altura:1877
Dificuldade: Média/Pesada
Tempo médio de caminha: 6h até o topo
O pico Paraná, é a montanha mais alta da Região Sul do Brasil. É uma formação rochosa de granito e gnaisse, entre o município de Antonina e Campina Grande do Sul, no conjunto de serra chamado Ibitiraquire, que na língua tupi significa “serra Verde”. Ele foi descoberto pelo pesquisador alemão Reinhard Maack através de suas incursões na serra do Mar no estado do Paraná, vindo daí seu nome de batismo.
O conjunto principal do maciço rochoso que compõe o pico Paraná é formado por três cumes: pelo próprio Pico Paraná (também chamado abreviadamente de PP), União e Ibitirati. Neste último está o mais alto paredão de granito do Brasil, com 1050m de altura, com inclinações que variam dos 70° aos 90°. O acesso para sua escalada se dá via Bairro Alto, município de Antonina.
Como chegar
Partindo da cidade de Curitiba pela rodovia BR-116 em direção ao estado de São Paulo, passa-se pelo posto de combustível ‘Mahle’, nas proximidades do quilômetro 47 da rodovia. Logo em seguida há uma ponte sobre o rio Manuel José. Antes de chegar à segunda ponte, sobre o rio Tucum, mais à frente, há um acesso de estrada de terra à direita. Por esta estrada de terra são aproximadamente 6 km até chegar na base do IAP localizada no final da estrada.