Dica de Fotografia: Velocidade do Obturador

Para continuar nossa série de dicas de fotografia vamos falar sobre Velocidade do Obturador.

A velocidade do Obturador defini a quantidade de luz que o sensor irá receber, o processo é como uma cortina que abre e fecha e você escolhe a velocidade para isso.

A velocidade do obturador é em segundos utilizando as frações de segundo até longas exposições para a captura, as formas de exibição da escala é sempre em 1/100s ( 1 segundo dividido por 100). Veja imagem abaixo

Velocidade Obturador: Fonte Internet

Uma das grandes vantagens das câmeras DSLR é o processo manual para definir essas velocidades, você sempre ganha uma qualidade imensa e variações na fotografia. Para imagens congeladas você utiliza uma velocidade mais alta e para imagens “borradas” você utiliza uma velocidade mais baixa.

Parece simples, mais entender os valores para cada tipo de fotografia irá fazer a diferença para buscar aquelas imagens “Perfeitas”.

Para fotografar imagens noturnas você irá usar o processo de longa exposição e para isso a ajuda de um tripé será necessário para não tremer no momento da foto, e inclusive um controle remoto.

A longa exposição também facilita outras técnicas de fotografia, como efeito de véu em cachoeiras, rastro de luz em trânsitos, e paint light.

Com treino e dedicação não é complicado de entender este processo, mais lembre que a fotografia é baseada em 3 pontos principais (velocidade, diafragma e ISO) entendendo que o amplo conhecimento nisso é a parte técnica do processo.

A fotografia vai muito além de alguns cliques com boa qualidade, noção de composição, regra dos terços entre outros detalhes fazem a diferença entre uma imagem boa ou ruim.

Previous articleDica de Fotografia: ISO
Next articleFotometria
Eder Dorehttps://melhordestino.com.br
Viajante e fotografo. Sempre em busca de novidades e informações sobre as cidades onde passa, gosta de fotografar igrejas e monumentos históricos.

Conteúdo Relacionado

Descubra

Rostock

Rostock localizada na costa da Alemanha possui hoje um dos portos mais importantes do seu...

Domobianca, estância de inverno

Domobianca, atrativos do norte da Itália Para você que tem vontade de esquiar um bom...

Antonina

A cidade histórica de Antonina no estado do Paraná conserva no seu conjunto arquitetônico...

Petra

A famosa cidade de Petra tem em sua arquitetura o grande diferencial, esculpida em...

Categorias

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here