Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

Construída entre (1767-1769), feita por determinação do Rei de Portugal Dom José para proteger a Baía de Paranaguá. Em 1850, nesta fortaleza, o “Combate Cormorant” marcou a história de Paranaguá. O vapor de guerra inglês aprisionou três embarcações nacionais em decorrência do tráfico ilícito de escravos, originando a referida batalha. A Fortaleza foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1972.

História da Fortaleza nossa senhora dos prazeres

A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá, também referida como Fortaleza da Barra ou Fortaleza de Paranaguá, localiza-se na praia da Fortaleza, no sopé do morro da Baleia (hoje da Fortaleza), na ilha do Mel, litoral do estado do Paraná, no Brasil.

Dominando a barra do canal grande de acesso à baía de Paranaguá, esta fortificação destinava-se à defesa estratégica da antiga vila de Paranaguá, garantindo a segurança do seu ancoradouro, quinze milhas adiante, onde era embarcado o ouro, a madeira e, mais tarde, a erva-mate extraídos da região, contra os corsários e espanhóis que frequentavam aquele trecho do litoral.

Ilha do Mel - Fortaleza Ilha do Mel - Fortaleza Ilha do Mel - Fortaleza Ilha do Mel - Fortaleza Ilha do Mel - Fortaleza Ilha do Mel - Fortaleza

Previous articleIlha do Mel
Next articleAntonina
Eder Dorehttps://melhordestino.com.br
Viajante e fotografo. Sempre em busca de novidades e informações sobre as cidades onde passa, gosta de fotografar igrejas e monumentos históricos.

Conteúdo Relacionado

Descubra

Fotometria

O que é Fotometria? Na informação direta, a fotometria é um processo de medição da...

Alemanha

Desde as celebrações da Copa do Mundo FIFA de 2006, a percepção interna e...

Vantagens da dupla cidadania na imigração para Portugal

Dentro da UE (União Europeia) os cidadães de qualquer um dos países tem livre...

Gruta Encantadas

Situada na parte sul da Ilha, é o patrimônio natural mais importante da Ilha...

Categorias

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here