Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

Construída entre (1767-1769), feita por determinação do Rei de Portugal Dom José para proteger a Baía de Paranaguá. Em 1850, nesta fortaleza, o “Combate Cormorant” marcou a história de Paranaguá. O vapor de guerra inglês aprisionou três embarcações nacionais em decorrência do tráfico ilícito de escravos, originando a referida batalha. A Fortaleza foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1972.

História da Fortaleza nossa senhora dos prazeres

A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá, também referida como Fortaleza da Barra ou Fortaleza de Paranaguá, localiza-se na praia da Fortaleza, no sopé do morro da Baleia (hoje da Fortaleza), na ilha do Mel, litoral do estado do Paraná, no Brasil.

Dominando a barra do canal grande de acesso à baía de Paranaguá, esta fortificação destinava-se à defesa estratégica da antiga vila de Paranaguá, garantindo a segurança do seu ancoradouro, quinze milhas adiante, onde era embarcado o ouro, a madeira e, mais tarde, a erva-mate extraídos da região, contra os corsários e espanhóis que frequentavam aquele trecho do litoral.

Ilha do Mel - Fortaleza Ilha do Mel - Fortaleza Ilha do Mel - Fortaleza Ilha do Mel - Fortaleza Ilha do Mel - Fortaleza Ilha do Mel - Fortaleza

Previous articleIlha do Mel
Next articleAntonina
Eder Dorehttps://melhordestino.com.br
Viajante e fotografo. Sempre em busca de novidades e informações sobre as cidades onde passa, gosta de fotografar igrejas e monumentos históricos.

Conteúdo Relacionado

Descubra

Balneário camboriú

Conhecida como a Capital Catarinense do Turismo, Balneário Camboriú localiza-se no Litoral Norte de...

Alemanha

Desde as celebrações da Copa do Mundo FIFA de 2006, a percepção interna e...

Espinho

Espinho, mais uma cidades tranquila em Portugal. A tranquilidade de espinho que faz divisa com...

Gruta Encantadas

Situada na parte sul da Ilha, é o patrimônio natural mais importante da Ilha...

Categorias

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here