Curitiba

Curitiba, capital ecológica

Curitiba é a capital do Paraná, um dos três Estados que compõem a Região Sul do Brasil. Sua fundação oficial data de 29 de março de 1693.

Curitiba é um ótimo roteiro de final de semana, a cidade é fácil de ser percorrida e bem planejada com seus parques e atrativos culturais. Muitos destes pontos são gratuitos ou bem baratos.

Quando ir para Curitiba

Dificilmente você chegará em Curitiba e não terá a previsão de chuva na cidade, as alterações climáticas ocorrem muito rápido, você consegue ver todas as estações em um único dia.
Para aproveita o clima da cidade, os meses de inverno são ótimos para visitar a cidade, tomar um quentão e outros pratos típicos da região. Se vem a Curitiba atrás de um atrativo, no período de março e abril sempre acontece o famoso Festival de teatro de curitiba, este ano de 2021 não teve em função da pandemia do covid-19.

Como chegar em curitiba

A capital paranaense fica localizada na região sul do Brasil, aproximadamente 400 km de São Paulo e 1.440 km de Brasília.

A maneira mais rápida de chegar em Curitiba é pelo Aeroporto Internacional de Curitiba – Afonso Pena (CWB) que fica localizado em São José dos Pinhais. Para quem vai de ônibus, grandes cidades tem rotas diárias para Curitiba.

 

Já para quem deseja conhecer Curitiba de carro, algumas rodovias federais passam por Curitiba, BR 116, BR 101/BR 376

Onde ficar em Curitiba

Com grandes redes hoteleiras em Curitiba, existe opções para todos os bolsos. A maioria dos hotéis ficam na zona central de Curitiba e no Batel onde existe boas opções gastronômicas.

Algumas indicações de hotéis:



Booking.com

Principais Atrativos de Curitiba

Algumas dicas para conhecer a cidade é o Centro Histórico com suas casas e construções antigas

paço da liberdade
Paço da Liberdade – Foto: Orlando Kissner/SMCS

Outro ponto de interesse é visitar alguns museus da cidade, em destaque o MON (Museu Oscar Niemeyer) conhecido também como Museu do Olho, grandes exposições permanentes e itinerantes, aos finais de semana o espaço é para levar os dogs.

Seguindo mais algumas dicas de visita, não deixe de ir ao Largo da Ordem no domingo, uma grande feira de artesanato e culinária acontece no centro histórico, ótimo lugar para passear e ver o artesanato local.

Visitar Curitiba e não ir nos parques é viagem incompleta, a cidade possui inúmeros parques, cada um com sua história e diferencial. Os mais famosos parques da cidade, Jardim Botânico, Parque Tanguá, Parque Barigui, Parque Tingui e Bosque do Alemão.

Jardim Botânico

Cartão Postal de Curitiba, a charmosa cúpula de vidro é inspirado no Palácio de Cristal de Londres. A visita ao Jardim pode levar todo o dia se você quiser, relaxe e faça um piquenique, vale a pena curtir o cenário no entardecer.

Parque Tanguá

Eu considero o melhor pôr do sol da cidade, do alto do seu mirante de 65m a beira de uma antiga pedreira você pode contemplar este belo espetáculo da natureza. O parque oferece além do mirante uma grande área verde para caminhadas e um restaurante no lago. Vale a pena fotografar aqui, qualquer horário do dia você poderá obter boas imagens.

Parque Barigui

As famosas capivaras da cidade quase uma marca registrada são facilmente registadas neste parque, com mais de 1.4 milhões de m² é um dos points de corridas, passeios e exercícios dos curitibanos. Vale a pena passar o dia no parque, aproveitando suas paisagens para relaxar em um dos maiores parques da cidade.

Parque Tingui

Um grande parque com mais de 380 mil m² de área verde, ótima opção para lazer e caminhadas, existe aqui o Memorial Ucraniano, homenagem ao centenário da imigração Ucraniana em Curitiba, o memorial é composto por várias casas com destaque para réplica da Igreja de São Miguel, originalmente construída na Serra do Tigre.

Bosque do Alemão

Um mirante escondido em meio a natureza, uma trilha do conto João e Maria dos irmãos Grimm fazem a alegria da criançada e quem aprecia a natureza, é uma homenagem aos imigrantes alemães da região. No local, você encontra o Oratório de Bach, prédio no estilo neogótico é réplica uma antiga igreja presbiteriana da cidade, no final do caminho um pórtico que reproduz a fachada da Casa Milla.

Todos esses parques, fazem parte do trajeto da Linha de Turismo, um ônibus que percorre todos os pontos turísticos da cidade, com o passe, você poderá descer e visitar as atrações, e depois pegar o próximo ônibus. Abaixo o roteiro disponível da Linha de Turismo.

Dicas de Restaurantes em Curitiba

A capital paranaense é rica na diversidade cultural e por isso quando você vem a Curitiba terá quase todos os pratos típicos e culinária disponível, restaurantes e bares em suas vilas boêmias em cada canto da cidade.

Aqui vou destacar alguns diferentes e que valem a visita:

1 – Bar do Alemão

No Largo da Ordem, centro histórico encontra-se o Bar do alemão, desde 1979 em ambiente rústico e tradicional de tabernas germânicas, é um lugar alegre e descontraído. Não deixe de experimentar o famoso submarino e a tradicional carne de onça.
Mais informações: https://www.bardoalemaocuritiba.com.br/ 

2 – Restaurante Madalosso

Um dos mais tradicionais restaurantes da cidade e já considerado o maior restaurante do mundo, Madalosso é um ponto certo para visitar quando o assunto é comer bem e um lugar incrível, para quem vem conhecer a cidade. Quando vier a cidade venha visitar!
Mais informações: https://madalosso.com.br/

Previous articleAntonina
Eder Dorehttps://melhordestino.com.br
Viajante e fotografo. Sempre em busca de novidades e informações sobre as cidades onde passa, gosta de fotografar igrejas e monumentos históricos.

Conteúdo Relacionado

Descubra

Duomo Milano

A catedral de Milão (Duomo Milano) é uma igreja católica situada na praça central...

Torre dos Clérigos

Torre dos Clérigos um dos pontos obrigatórios de Porto O conjunto arquitetônico Clérigos, classificado Monumento...

Istambul

Istambul é a maior cidade da Turquia e a quarta maior do mundo, rivalizando...

A beleza da Cachoeira da Mariquinha em Ponta Grossa

A Cachoeira da Mariquinha é uma Unidade de Conservação em Ponta Grossa - PR próxima...

Categorias

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here