Ilha do Mel

As belezas da Ilha do Mel

A Ilha do Mel, localizada no litoral do Paraná, é um destino turístico reconhecido internacionalmente pela sua biodiversidade, que inclui 12 belíssimas praias e uma reserva ecológica. Com opções para todos os gostos, desde praias tranquilas como a do Forte até as ondas agitadas em Encantadas, a região oferece o que há de melhor em paz e tranquilidade, com muito sol e mar. Ao chegar na ilha por meio de barco, é possível desembarcar na badalada Praia de Nova Brasília, que fica em um estreito istmo onde é possível ver o mar dos dois lados, ou na tranquilidade de Encantadas.

As águas do mar ainda são limpas, apesar da sujeira deixada pelos turistas nos últimos tempos. A praia mais frequentada é a Encantada, conhecida como Prainha, onde vive a maioria dos moradores da Ilha. Nesta praia fica a Gruta das Encantadas encravada em um paredão rochoso. Para quem procura mais isolamento, as praias mais indicadas são as do Farol, da Fortaleza e da Ponta do Hospital, no extremo norte da ilha, com acesso apenas de barco.

Pelos morros e planícies, as trilhas dão acesso a locais de rara beleza, não só pelas paisagens deslumbrantes, mas também pela oportunidade de entrar em contacto com vegetais e animais das mais variadas espécies, como o papagaio-chauá, que está em extinção.

Na Praia da Fortaleza está a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, que teve sua construção iniciada em 1767. Nela há um mirante com vista das Ilhas do Superagüi, onde está o Parque Nacional de mesmo nome, e das Peças, além de canhões dos séculos XVIII e XIX. A outra atração histórica é o Farol das Conchas, que desde 1872 orienta os navegantes na entrada da Baía de Paranaguá.

Localização

Próxima a capital do Paraná a 130 km de Curitiba.

Melhor época para visitar

De dezembro a março, é a melhor época para visitar a Ilha, pois durante o resto do ano chove bastante.

Como chegar:

Acesso Rodoviário – Ilha do Mel – A partir de Curitiba, seguir pela BR-277 e PR-407 até Pontal do Paraná e depois pela PR-412 até o balneário de Pontal do Sul,
Em Pontal do sul os barcos tem saídas diárias das 08h às 19h (a cada 30 minutos)

Você pode optar por sair de Paranaguá, mas a viagem é longa, com aproximadamente 2h30 de barco.

Atrativos

A Ilha possui um alto valor histórico e cultural, pois já serviu de abrigo e de orientação a muitos navegadores desde os séculos passados da nossa história.
Seja qual for o objetivo da sua visita, não deixe de conferir as inúmeras atrações que a Ilha do Mel tem a oferecer.

Fortaleza - Ilha do Mel

Fortaleza de Nossa Senhora

Construída entre (1767-1769), feita por determinação do Rei de Portugal Dom José para proteger a Baía de Paranaguá. Em 1850, nesta fortaleza, o “Combate Cormorant” marcou a história de Paranaguá. O vapor de guerra inglês aprisionou três embarcações nacionais em decorrência do tráfico ilícito de escravos, originando a referida batalha. A Fortaleza foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1972. Mais informações clique aqui.

Capela de São Francisco

Pequeno oratório construído ao pé do Cruzeiro, que guarda em seu interior várias imagens, sendo a devoção maior, dedicada a São Francisco de Assis, o Santo protetor dos animais. Situa-se no Morro Nhá Pina a uma altura de 151 metros acima do nível do mar.

Farol das Conchas

Farol das Conchas

Construído em 1872, por ordem de Dom Pedro II, para orientar os navegadores da Baía de Paranaguá. Localiza-se no Morro das Conchas.

Uma das principais atrações da Ilha do Mel, o Farol é um cenário perfeito para fotografias, podemos criar vários registros, pela manhã e final do dia é onde tem as melhores luzes para foto.

Aproveite o caminho, o caminho não tem dificuldades apesar de ter um pouco mais de 150 degraus, observe a natureza.

Como chegar no Farol das Conchas
Desembarcar na vila de Nova Brasília e caminhar certa de 10 minutos até a Praia do Farol, ou percorrer duas horas de trilha a partir da Vila de Encantadas. A caminhada é pela praia e não exige muito.

Gruta das Encantadas

Situa-se na parte meridional da Ilha, em grande paredão rochoso, sendo um local envolto em lendas e histórias fantásticas. A gruta é uma fenda formada em um paredão rochoso que se abriu devido à ação do mar.

É possível acessar o interior da gruta, apesar do pouco espaço interno. Uma das imagens clássicas da Ilha do Mel. Aproveite a caminhada leve pela trilha (cerca de 15min) a partir de Encantadas, atualmente com deque sobre as pedras que facilita a chegada.
Para conseguir entrar na gruta, faça o acesso durante a maré baixa, geralmente entre 08h e 13h, mas consulte a situação do mar antes de frustrar o passeio.

Morro das Baleias

No Morro das Baleias está localizado um labirinto de canhões e um mirante, de onde se pode deslumbrar um dos mais belos visuais cênicos da Serra do Mar.

Erguido com paredes de um metro e meio de espessura a fortaleza foi concluída em 23 de abril de 1769, no alto do morro junto a Fortaleza tem uma vista panorâmica da região.

Praias

  • Encantadas
  • Brasília
  • Limoeiro
  • do Cassual
  • da Fortaleza
  • do Farol
  • Grande
  • do Miguel
  • de Fora
  • do Belo
  • Ponta Oeste

Trekking

Na ilha não existe carros, para ir de uma ponta a outra da ilha pode ser por trilhas bem marcadas no seu interior ou alugando um barco com os pescadores, muitas vezes já nos trapiches já se encontram pescadores preparados para levar os turístas para o outro lado da ilha, partido dos trapiches um tempo médio para chegar nestes atrativos com uma caminhada em ritmo tranquilo:

Praia do Farol

  • Fortaleza: 1 hora
  • Farol: 20 minutos
  • Brasília: 20 minutos
  • Prainhas: 1 hora
  • Praia Grande: 20 minutos

Praia da Encantadas

  • Fortaleza: 2 horas
  • Farol: 1 hora
  • Brasília: 1 hora e 30 minutos
  • Gruta: 15 minutos
  • Praia Grande: 40 minutos
Eder Dore
Eder Dorehttps://melhordestino.com.br
Como um viajante apaixonado e fotógrafo entusiasta, estou sempre em busca de novidades e informações sobre as cidades por onde passo. Minha paixão por capturar momentos especiais me leva a fotografar igrejas e monumentos históricos, com uma atenção especial aos detalhes arquitetônicos e à riqueza cultural desses locais.

Conteúdo Relacionado

Comments

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here